Claude Elwood Shannon

C. E. Shannon (1916- )

IEEE S36 - M48 - SM49 - F50

 

Seus prêmios e títulos incluem, pelo menos, os seguintes:

The National Medal of Science
The Medal of honor of the IEEE
The Harvey prize
The Mervin J. Kelly Award
The Morris Liebmann Memorial Award
The Stuart Balantine Medal (of the Franklin Institute)
The Jacquard Award
The Harold Pender Award
The Research Coorporation Award
The Medal of Honor of Rice University
John Fritz Medal
Golden plate Award
Kyoto prize, entre vários outros.

Claude Shannon: Uma Revolução Copérnica

Claude Elwood Shannon nasceu em Gaylord (Petosky), Michigan, em 30 de Abril de 1916. Sua carreira tem sido largamente ligada com aplicações de Matemática em Engenharia Elétrica e outras ciências. Ele é conhecido mundialmente como o inventor da Teoria da Informação, um novo ramo da Matemática com enormes aplicações práticas.

Shannon fez seus estudos de graduação na Universidade de Michigan, Ann Arbor. Em 1936, recebeu o grau de Bacharel (B.S), com especialidade em Engenharia Elétrica e Matemática (quando tinha 20 anos). Recebeu posteriormente os graus de Mestre (M.S.) em Engenharia Elétrica e Doutor (PhD) em Matemática do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T.), Cambridge, MA, em 1940.

Seguindo sua carreia, passou um ano no Instituto para Estudos Avançados em Princeton, N.J., onde trabalhara Einstein. Naquele tempo, iniciou a trabalhar mais detalhadamente com idéias relacionadas à Teoria da Informação. Então ingressou no corpo técnico da Bell Telephone Laboratories, Murray-Hill, N.J., onde passou cerca de 15 anos iniciando em 1941. Após a Bell Labs., retornou ao M.I.T. como Professor Emérito de Ciências.

Dr. Shannon possui títulos honoríficos de mais de uma dúzia de Universidades. Ele é um Membro (Fellow) do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), da American Academy of Arts and Sciences, da National Academy of Sciences e da American Mathematical Society.

MAIS COMENTÁRIOS SOBRE O TRABALHO DE SHANNON

Prof. Dr. Shannon está indubitavelmente entre os mais brilhantes cientistas do período pós-guerra (2 Guerra), e suas contribuições tem conduzido a uma verdadeira revolução, não só na Ciência, mais também na vida cotidiana dos habitantes do planeta.

Shannon provou os principais resultados e estabeleceu os limites que se pode esperar sobre Codificação de fontes, Codificação de canal e Criptografia. Estabeleu a moderna teoria das Comunicações, e criou um novo ramo da Matemática. Em um artigo de 1948 (publicado nos Proc. of the IRE), ele apresentou uma prova para o Teorema da Amostragem, base para os Conversores A/D e D/A. Ele inventou não apenas a Teoria da Informação, mais foi também um pioneiro no uso de Álgebra Booleana aplicada em Engenharia Elétrica, isto é, foi o criador da Eletrônica Digital (em sua Tese de Mestrado!). Sua Tese de PhD abordou aspectos Matemáticos da transmissão Genética, sendo um dos pioneiros em Engenharia Genética. Adicionalmente, teve inúmeras contribuições relevantes e pioneiras em assuntos como Inteligência Artificial, Cibernética e outros assuntos.

Seu prêmio favorito:
Prêmio 1940 do Amer. Inst. of Elect. Engineers pela sua Tese de Mestrado

Sua melhor aula no M.I.T.:
"A melhor maneira de equilibrar uma carteira" (the best way to balance a portfolio)

Eletrônica Digital. (outra Revolução de Shannon)

Automata.

Teoria da Informação.

 

| Página CODEC | Eletrônica e Sistemas |