UFPE: UM BREVE HISTÓRICO
 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi criada em 1946, mas suas raízes remontam a 1827 com a criação da Faculdade de Direito, o primeiro curso universitário do Brasil. Criada com a denominação de Universidade do Recife, a UFPE foi resultante da união de Faculdades e Escolas de Direito, de Engenharia, Medicina, Farmácia e Odontologia, Filosofia e Belas Artes.

A Faculdade de Direito é a mais antiga instituição de Ensino Superior do Brasil. A centenária Escola de Engenharia foi criada em 1895 e recebia estudantes de todo o país, em particular das regiões Norte e Nordeste. A Escola de Medicina com cursos anexos de Farmácia e Odontologia foi criada em 1920, a Escola de Belas Artes em 1932 e a Faculdade de Filosofia em 1941.

  A Universidade estrutura-se em Departamentos, coordenados por nove centros, de acordo com a área de conhecimento. Os nove centros compreendem 62 Departamentos, oferecendo 59 cursos de Graduação e 60 programas de Pós-graduação, sendo 43 cursos de Mestrado e 17 de Doutorado. Além do mais, a Universidade oferece cerca de 50 cursos de Especialização em diversas áreas do conhecimento.

O campus situa-se cerca de 10 km do centro da cidade. A UFPE foi a primeira Universidade no Norte - Nordeste do país e conta com aproximadamente 16.000 estudantes de graduação, cerca de 2.000 estudantes de pós-graduação e quase 2.000 professores. A Universidade goza de excelente reputação nacional e é responsável por uma fatia considerável do desenvolvimento de pesquisas científicas no Brasil.
 
 

| Voltar |