Teoria da Informação.

Shannon iniciou trabalhando na direção de estabelecer a Teoria da Informação cedo como 1940, quando era um pesquisador (National Research Fellow) em Princeton. Em 1941, ele prosseguiu seus sérios estudos sobre problemas de Comunicações, motivado em parte pelo esforço de guerra, e esta pesquisa culminou com a publicação do mais importante trabalho na História das Comunicações, "A Mathematical Theory of Communications" em 1948. Este artigo em duas partes deduziu mais do toda a teoria conhecida até então.

Certamente nenhum trabalho isoladamente neste século alterou mais profundamente a compreensão humana sobre as comunicações. Os resultados de Shannon são de grande potência, elegância, generalidade, beleza e genialidade. Eles aportaram mais entendimento sobre a verdadeira natureza do processo de comunicações e delinearam suas limitações inerentes.

Com muitas descobertas científicas importantes, foi possível constatar o profundo impacto que tal teoria viria a ter. Não foi assim com a Teoria da Informação. A reação imediata dos Matemáticos da época foi um pouco negativa (eles preocupavam-se com o rigor e não apreciaram a importância na Engenharia daquele trabalho monumental) e os especialistas em comunicações da época não conseguiram compreender claramente a teoria e o seu significado. Gradualmente, quando os Teoremas de Shannon foram "digeridos" pela comunidade Matemática/Engenheiros, tornou-se claro que ele havia criado uma ciência novinha em folha. O assunto por ele inventado foi aprimorado, estendido e completado com novas idéias relacionadas. Cresceu para tornar-se um capítulo excitante nos anais da Ciência.


Shannon é reconhecido universalmente como o único pai da Teoria da Informação, só com base nos artigos de 1948. Mas adicionalmente, ele também é universalmente reconhecido como o contribuinte mais importante no assunto. (Em uma coleção dos artigos chaves no desenvolvimento da T.I. (SLE 73), Shannon participa com 12 dos 49 artigos citados: nenhum outro autor aparece mais de três vezes...).


Para sintetizar o pensamento de Shannon, a seguinte citação poderia ser adequada:

"My mind wanders around, and I conceive of different things day and night. Like a science-fiction writer, I am thinking, What if it were like this? or, Is there an interesting problem of this type? and I'm not caring whether someone is working on it or not."

Shannon, inventor da Teoria da Informação, pioneiro nos campos de Eletrônica Digital, inteligência artificial. Um dos mais brilhante cientistas do século XX.

voltar |