Michael Faraday

O trabalho científico do brilhante Michael Faraday foi a pedra fundamental para todas tecnologias elétricas subsequentes. Dos seus experimentos, vieram instrumentos que nos levam diretamente aos motores, geradores e transformadores.

Michael Faraday nasceu em 22 de setembro de 1791. Aos 14 anos de idade, era aprendiz de encadernador em Londres. Lendo avidamente os livros da livraria, Faraday ficou fascinado com a ciência e escreveu ao Sir Humphry Davy do Royal Institution pedindo emprego. Em março de 1813, foi designado assistente no Laboratório da Royal Institution. Lá, Faraday estuda química, tornando-se habilidoso em Análise Química. Em 1823, descobre que cloro pode ser liqüefeito e em 1925 descobre o benzeno.

Mas seu trabalho de maior relevância foi em eletricidade. Em 1821, logo após o dinamarquês Oestered ter descoberto o fenômeno do eletromagnetismo, Faraday construiu dois aparelhos para produzir o que ele chamou de rotação eletromagnética:
"um movimento circular contínuo de uma força magnética ao redor de um fio". Dez anos mais tarde, em 1831, inicia uma série de experimentos os quais conduziram à descoberta do princípio da indução eletromagnética.

Em 29 de agosto de 1831, usando um "anel de indução", Faraday fez uma de suas maiores descobertas - indução eletromagnética. O "anel de indução" foi o primeiro transformador elétrico. Em uma segunda série de experimentos, descobre a indução eletromagnética. Para fazer isso, fixou dois fios em contatos a um disco de cobre. Rotacionando o disco entre os pólos de um magneto, obteve uma corrente contínua. Este foi o primeiro gerador!

Uma outra idéia extremamente importante introduzida por Faraday foi o tratamento de campos usando linhas de força. Suas teorias acerca das linhas de força movendo-se entre corpos com propriedades elétricas ou magnéticas fizeram James Clerk Maxwell formular um modelo matemático exato para a teoria de propagação de ondas eletromagnéticas. Em 1865, Maxwell provou matematicamente que os fenômenos eletromagnéticos são propagados em ondas pelo espaço com a velocidade da luz, lançando as bases para a rádio comunicação que foi confirmada experimentalmente por Hertz em 1888 e desenvolvida com Guglielmo Marconi na virada do século.

Em 1865, Faraday desvincula-se da Royal Institution depois de 50 anos de relevantes serviços. Morre em sua casa em Hampton Court em 25 de agosto de 1867. Suas descobertas tem efeito incalculável. Foi de fato um pioneiro...

Faraday

Voltar
Texto por Lenore Symons

tradução livre por RJSC