Guglielmo Marconi

Guglielmo Marconi (1874-1937)
AS RAÍZES DO FUTURO ESTÃO NO PASSADO

Guglielmo Marconi nasceu em Bolonha, Itália em 25 de Abril de 1875. Filho de pai Italiano e mãe irlandesa, (Guiseppe e Annie Jamerson), educou-se em Bolonha e Florença. Conheceu Righi na Universidade de Bolonha, e pelos resultados de Hertz, inferiu que por intermédio de tais ondas poderiam ser transmitidas mensagens. Na primavera de 1895, aos 21 anos, Marconi fez sua primeira transmissão usando ondas eletromagnéticas como portadora. Entre 1896 e 1901, foram 1.895 experimentos que descortinaram a telegrafia sem fio. Em 1901, em São João (Terra Nova), ocorreu a primeira transmissão de rádio transoceânica, feita por Marconi. Era inaugurada a era do rádio, com enormes conseqüências na História da Humanidade.

A descrição de Marconi como "O Pai do Rádio" é atribuída a Aleksandr Popov (1859-1906), cientista russo contemporâneo que foi um dos pioneiros no uso de ondas Hertzianas. Popov também é considerado um dos pais do rádio (N.B. Em 5 de Novembro de 1898, Popov e Ducretet implementavam um enlace de rádio entre a Torre Eiffel e o Panthéon). Em 1890, o Prof. Édouard Branly da "Universidada Católica de Paris" desenvolveu o rádio condutor, sensível a ondas eletromagnéticas. O dispositivo consiste de enchimentos metálicos colocados entre plugs metálicos em um tubo. A aplicação de um onda eletromagnética altera (diminui) a resistência entre os terminais. Sir Oliver Lodge (1851-1940), pioneiro Inglês do rádio, cunhou o termo coesor para o dispositivo de Branly e o aperfeiçoou. O método usado por Marconi na recepção de ondas de rádio foi o coesor.

Os primeiros experimentos foram conduzidos em seu "Laboratório" na mansão Il Griffone, propriedade de seus pais. Durante 1896, Marconi mudou-se para a Grã-Betanha, onde em 02/06/1896 depositou a patente "Improvements in Transmitting Electrical Impulses and Signals, and in Apparatus Thereof". A patente n. 12039 de 2/6/1896, incluia as palavras "I Believe that I am the first to discover and use any practical means for effective telegraphic transmission and intelligible reception of signal produced by artificially-formed Hertz oscillations". As primeiras exibições públicas aconteceram no verão de 1896 em Londres. Dado o grande sucesso, iniciou-se uma muito longa série de experimentos. Em Maio de 1897, foram trocadas mensagens entre pontos situados a 9 milhas de distância no canal de Bristol. Retornando a Itália, Marconi conduziu experimentos no barco San Marino, 18 km distante da costa. Em 1898, a companhia de navegação Lloyds iniciou uma série de contratos com a firma fundada por Marconi. Em 1898, Lord Kelvin enviou a primeira mensagem paga (por insistência do próprio Kelvin) entre a Ilha de Wight e Bournemouth. Um serviço regular de rádio telegrafia entre Inglaterra e França foi inaugurado em Março de 1899. No estabelecimento da primeira ligação de rádio sobre o canal da Mancha, com estações entre Douvres e Wimereux, foi transmitida a mensagem: <<Sr. Marconi envia ao Sr. Branly seus respeitosos cumprimentos, pela telegrafia sem fio através da Mancha, este belo resultado sendo em parte devido às notáveis contribuições do Sr. Branly>>. Finalmente em 1900, Marconi conseguiu realizar múltiplas transmissões no mesmo equipamento, explorando o fenômeno da Sintonização. No final de 1900, Marconi iniciou seu mais ambicioso objetivo. (Vide o extrato de sua alocução quando do recebimento do Prêmio Nobel, apresentado a seguir).
 

ALÉM DO HORIZONTE

Na primavera de 1899, Marconi observou que ao contrário do esperado, a recepção era possível além do Horizonte. Sinais de um transmissor em Wimereaux foram recebidos em Chelmsford, distantes de 135 km. Em 1900, encorajado pelo sucesso, Marconi decidiu tentar o impossível: Uma transmissão transatlântica. O conhecimento da ionosfera e os mecanismos de propagação era absolutamente desconhecidos. Todas as análises de experts da época levavam a crer na impossibilidade deste feito.

  Em Janeiro de 1901, alguns experimentos foram conduzidos entre dois pontos da costa sul da Inglaterra distantes de 186 milhas (Ilha de Wight-Cornualha). A altura das estações não excedia 100 m, enquanto que a uma altura superior a 1,6 km seria necessária para evitar a curvatura da Terra. "Os resultados obtidos nestes testes ... pareceram indicar que as ondas eletromagnéticas da forma que adotei, poderiam ser capazes de se propagar apesar da curvatura da Terra, e consequentemente, mesmo entre grandes distâncias, como aquela entre a América e a Europa, o fator curvatura poderia não constituir uma barreira intransponível para a telegrafia no espaço".

  Nas palavras do própio Marconi:

"A crença de que a curvatura não impediria a propagação das ondas, e o sucesso dos receptores sintonizados para evitar interferências, levaram-me em 1900 a decidir tentar um experimento para verificar se seria possível detectar ondas a 4.000 km, o qual, se realizado com sucesso, poderia assegurar de imediato a possibilidade da Telegrafia sem fio entre a Europa e a América".

  Marconi construiu em Poldhu (Cornualha) um transmissor de 15 kW derivado de um alternador fornecendo 2.000 V em 50 Hz, com comprimento de onda 1.800m. O receptor foi colocado em São João (Terra Nova) a uma distância de 3.684 km. Em 12/12/1901, três sinais fracos foram detectados por Marconi. A saga das tentativas não é descrita aqui. Suficiente lembrar quão atônito o mundo descobriu que os (...) da letra "S" foi transmitido de Poldhu (UK) até Terra-Nova (Canadá) cobrindo cerca de 3.500 km do oceano, com uma antena de 400 pés, conectada a um coesor. Retirando os fones de ouvido e estendendo-os ao seu assistente Geoge Kemp para uma confirmação: "Você consegue ouvir algo, Sr. Kemp?". Uma resposta a esta questão inaugurou a era do rádio, a herança de Marconi, a era da comunicação sem fio.
 

Em 1903, os Italianos construíram uma estação para a radiocomunicação com Buenos Aires (8.000 km de distância). Em 12/10/1931, um telecomando acionado em Roma por Marconi, acionou a chave geral da iluminação do Cristo Redendor, no Rio de Janeiro. Recebeu o Nobel de Física em 1909, compartilhado com Ferdinand Braun. O rei da Itália nomeou-o, no mesmo ano, senador. Em 1929 recebeu o título de Marquês.

CRONOLOGIA SIMPLIFICADA

  1. Primeiras experiências (1 km)
  2. Primeira patente, UK, (20 km)
  3. Funda a empresa, 

  4. a partir de 1900 conhecida como Marconi Wireless Telegraph Co. Limited
  5. Lord Kelvin envia a 1a mensagem paga, entre a Ilha de Wight e 

  6. Bournemouth
  7. Wimereaux-Chelmsford (135 km)

  8. Serviço regular de rádio telegrafia entre Inglaterra e França.
  1. transmissão transatlântica (3.684 km)
  2. Patente do detetor magnético
  3. Comunicação Itália-Buenos Aires (8.000 km)
  1. Antenas horizontais direcionais
  2. Serviço comercial transatlântico 
  1. Nobel de Física
1919 A Marconi wireless torna-se a Radio Corportion of America RCA
  1. Iluminação do Cristo Redentor via rádio (telecomando)
1937 Falecimento de Marconi

 

 
| Página inicial | DES UFPE